Endereço
Departamento de Nutrição e Saúde
Ed. Centro de Ciências Biológicas II
Campus Universitário, s/nº.
36570.900 – Viçosa – MG
Tel.: +55 (31) 3612-5182 / 5180
Fax.: +55 (31) 3612-5181
dns@ufv.br

Atendimento à Comunidade

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar em Minas Gerais CECANE UFV

Trata-se de uma parceria entre a UFV e o MEC que visa promover a segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar em municípios mineiros e Secretaria Estadual de Educação.
Mais especificamente, busca-se:
Realizar o Monitoramento e Assessoria à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ao Estado de Minas Gerais e a municípios,
Fortalecer a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar para a oferta da alimentação escolar.
Capacitar conselheiros da alimentação escolar para o exercício do controle social no PNAE.
Público Alvo:
Atores sociais do PNAE tais como nutricionistas, conselheiros da alimentação escolar,
Gestores municipais e da Secretaria de Estado da Educação, agricultores familiares dentre outros.
Coordenação: Profa. Maria do Carmo Fontes de Oliveira
Telefone: (31) 3612-3003 ou (31) 997910607
email: cecaneufv@gmail.com ou mcfonoli@ufv.br

Programa de Atenção à Saúde do Adolescente – PROASA

Atendimento nutricional individualizado dos adolescentes visando o promoção de hábitos alimentares saudáveis e o controle dos distúrbios nutricionais
Atividades em grupo: – palestras – cursos.
Público: Adolescentes do Colégio Universitário e da UFV-
Projeto NutColuni:
Atendimento Nutricional a Adolescentes de um Colégio de Aplicação: Ações Educativas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças
Objetivos:
Geral: Promover a saúde e a qualidade de vida dos estudantes do Colégio.
Específicos: Realizar diagnóstico nutricional entre os alunos do 1° ano do Colégio, que permita intervir na realidade local; Realizar atividades de educação nutricional com o propósito de melhorar as condições de saúde e nutrição da comunidade escolar; Diagnosticar condições de (in) segurança alimentar e nutricional na cantina do Colégio; Realizar intervenções na cantina do Colégio melhorando a qualidade dos alimentos oferecidos, de acordo com o diagnóstico realizado; Realizar triagem para sintomas de anorexia nervosa (EAT 26); Promover melhora nas condições de saúde e nutrição dos estudantes.
Equipe: docentes, pós-doutorandos, pós-graduandos e graduandos do Departamento de Nutrição e Saúde.
Coordenação: Profa. Silvia Eloiza Priore
e-mail: sepriore@ufv.br

Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa – UNAPI/DNS/UFV

O fenômeno do envelhecimento populacional e a revolução da longevidade da população brasileira implicam na necessidade de um novo olhar para essa fase do desenvolvimento humano. A perspectiva de uma velhice longa, podendo se estender por várias décadas, associada a mudanças na legislação trabalhista, nas questões de seguridade social, bem como nos arranjos familiares, evidenciam o quanto é fundamental a criação de meios e oportunidades para que os indivíduos tenham um envelhecimento saudável e ativo.
Nesse cenário, as universidades abertas à pessoa idosa (UNAPI), tem pautado novas discussões sobre o envelhecimento da população brasileira e o papel das pessoas idosas na sociedade. Ainda que apresentem diferenças na forma de constituição e modelos pedagógicos adotados, elas têm propósitos comuns, quais sejam promover a (re)inserção social, a autonomia e a independência da pessoas idosas, com vistas à promoção de uma longevidade bem sucedida.
Assim, o Programa UNAPI vai ao encontro da longa trajetória do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV na proposição e desenvolvimento de iniciativas e projetos voltados para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas idosas, na produção de conhecimento sobre envelhecimento, nutrição e saúde e na importante contribuição, junto a outros departamentos da UFV, com iniciativas de fortalecimento de políticas públicas para o envelhecimento ativo no âmbito nacional.
A UNAPI/UFV tem como objetivo principal desenvolver ações de promoção à saúde e educação para o envelhecimento, através da articulação entre extensão, ensino e pesquisa. Seus objetivos específicos incluem:
. Oferecer atividades socioeducativas (educação em saúde; educação tecnológica; educação cidadã; educação formal; entre outras) para pessoas idosas;
. Implementar projeto de promoção à saúde integral, com abordagem multidimensional da pessoa idosa;
. Disponibilizar cenários de prática em ensino voltados para a formação em envelhecimento nos cursos de graduação e pós-graduação da UFV;
. Oferecer cursos de formação na temática do envelhecimento para pessoas idosas, população em geral e para a formação de recursos humanos;
. Capacitar gestores e profissionais na implementação de políticas locais de saúde da pessoa idosa e de redes de atenção à pessoa idosa;
. Produzir conhecimento na temática do envelhecimento e áreas relacionadas, de modo a influenciar na formulação e implementação de políticas públicas para a população idosa.
Local de funcionamento da UNAPI: Casa 6 da Vila Gianneti
Coordenação da UNAPI: Profa. Andréia Queiroz Ribeiro e Prof. Renato Pereira da Silva, do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV.
Contato: unapiufv@gmail.com

Programa de Apoio à Lactação – PROLAC

Programa de Extensão da UFV em parceria com o Hospital São Sebastião e o Banco de Leite Humano do município de Viçosa, implementado no ano de 2003. O PROLAC tem como principais atividades a realização de orientações para as mães no período pós-parto com vistas à promoção do aleitamento materno e atendimento nutricional a nutrizes e crianças no seu primeiro ano de vida.
Público: lactentes e nutrizes do município de Viçosa e região
Coordenação: Profa. Sarah Aparecida Vieira Ribeiro e Profa. Sylvia do Carmo Castro Franceschini
Telefone: (31) 3612-5199
Email: sarah.vieira@ufv.br

Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular – PROCARDIO

O Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular (PROCARDIO- UFV) é um programa de extensão em interface à pesquisa que promove intervenção e educação nutricional, com o objetivo de melhorar o quadro clínico e proporcionar qualidade de vida aos indivíduos que vivem com fatores de risco cardiovasculares.
Atendimento clínico nutricional a pessoas com risco cardiovascular: indivíduos com excesso de peso corporal, dislipidemia, diabetes e, ou, hipertensão arterial, além pessoas que já tiveram eventos cardiovascular. Os atendimentos acontecem na Divisão de Saúde (DSA/ UFV) e na Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES/ UFV), alcançando tanto comunidade acadêmica quanto a comunidade de Viçosa e região.
Desenvolvimento de pesquisas sobre a relação entre alimentação e o risco cardiometabólico.
Realização de eventos acadêmico-científicos para qualificação da equipe PROCARDIO e da comunidade acadêmica da UFV.
Divulgação científica mediante publicação de artigos científicos e mídias sociais.
Coordenação: Profa. Helen Hermana Miranda Hermsdorff
Contatos:
e-mail: procardioufv@gmail.com
Instagram: @PROCARDIOUFV
Facebook: PROCARDIO-UFV
Locais de atendimento:
Divisão de Saúde (DSA – UFV)
Telefone: 31 3899-2189/3899-2342
https://www.dsa.ufv.br
UAES (Unidade de Atendimento Especializado em Saúde)
Endereço: Praça W, 110
Centro, Viçosa
Cep: 36570-133
Telefone 3612-5580
https://www.ufv.br/

Projeto de Atendimento Nutricional Materno-Infantil – PROAMI

Avaliação nutricional de gestantes, lactantes (mães que amamentam) e crianças de até 2 anos de idade. Orientação dietética para o público em atendimento
Público: Professores, funcionários e estudantes da UFV e seus dependentes
Coordenação: Profa. Patrícia Feliciano Pereira
Telefone: (31) 3612-5204
E-mail: patricia.feliciano@ufv.br
Agendamento: Divisão de Saúde/UFV: (31) 3612-1850

Programa de Promoção de Saúde e Estratégias Nutricionais de Atletas – PROATLETA

Avaliação nutricional e ações educativas de saúde, alimentação e nutrição para praticantes de exercício físico e atletas de diversas modalidades esportivas.
Público: Professores, funcionários e estudantes da UFV e seus dependentes, e comunidade.
Coordenação: Profa. Patrícia Aparecida Fontes Vieira
Telefone: (31) 3612-5182
E-mail: pafontes@ufv.br
Local de atendimento:
Divisão de Saúde (DSA – UFV)
Telefone: 31 3612-1850
https://www.dsa.ufv.br

Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional – PROSSAN

Avaliar, acompanhar e intervir sobre as ações de saúde, alimentação e nutrição ofertadas pela instituição filantrópica Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV) do município de Viçosa-MG, de modo participativo e integrado com a instituição e a comunidade.
Público: Professores e estudantes da UFV, funcionários da APOV, crianças, adolescentes e comunidade.
Coordenação: Profa. Patrícia Aparecida Fontes Vieira
Telefone: (31) 3612-5182
E-mail: pafontes@ufv.br

Programa NUTRIGASTRO

Atendimento clínico nutricional a indivíduos com doenças/manifestações/cirurgias do aparelho digestivo e indivíduos em tratamento oncológico
Público: Adultos e Idosos
Atendimentos:
Divisão de Saúde (DSA): Professores, funcionários e estudantes da UFV e seus dependentes
Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES): público em geral de Viçosa e microrregião
Coordenação: Profa. Solange Silveira Pereira
Telefone: (31) 3612-5191
DSA: 3612-1852  UAES: 3612-5580
E-mail: solange.pereira@ufv.br

Crescendo com Saúde: Alimentação Saudável e Segura

O projeto  Crescendo com Saúde: Alimentação Saudável e Segura em Instituições Filantrópicas do Município de Viçosa-MG. visa propiciar a adoção de práticas alimentares seguras e saudáveis entre o público de instituições filantrópicas da cidade de Viçosa (MG). 
Promove ações que auxiliam a adoção das Boas Práticas na manipulação dos alimentos e realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional.
Coordenação: Regina Célia Rodrigues de Miranda Milagres
Público: crianças, jovens e manipuladores de alimentos de instituições filantrópicas do município de Viçosa – M.G.
Telefone: 31 3612- 5185
E-mail: reginamilagres@ufv.br

Programa de Atendimento Nutricional a Indivíduos Vegetarianos – PRÓ-VEGETARIANOS

O Programa de Atendimento Nutricional a Indivíduos Vegetarianos (PRÓ-VEGETARIANOS) é um programa de extensão que promove atendimento ambulatorial, com o objetivo de melhorar e proporcionar qualidade de vida, prevenir deficiências nutricionais e prevenir doenças crônicas aos indivíduos vegetarianos. Os atendimentos presenciais são realizados na Divisão de Saúde (DSA/ UFV) e também de forma online. Dessa forma, é direcionado à tanto comunidade acadêmica quanto a indivíduos
residentes em Viçosa e em todo Brasil.
Coordenação: Profa. Maria Sônia Lopes Duarte
Contatos:
e-mail: <ufv.provegetariano@gmail.com
Instagram: @ufv.provegetariano
Facebook: Pró Vegetariano
Locais de atendimento:
Divisão de Saúde (DSA – UFV)
Atendimento Online: instagram ou facebook

NutrirCom

O Grupo de pesquisa e extensão NutrirCom é coordenado pela professora Glauce Dias da Costa, vinculado ao Departamento de Nutrição e Saúde da UFV e visa desenvolver abordagens comportamentais e integrais a grupos de mulheres com transtornos alimentares e obesidade a partir das dimensões do cuidado nutricional. Estas abordagens fomentam o comer intuitivo e perpassam pelas dimensões da comunicação não violenta e da arteterapia, na busca de um comer consciente e de maior autonomia nas escolhas alimentares. Apresenta alternativas para gestão das emoções e identificação de necessidades de modo a contribuir com o gerenciamento do comer emocional. Permite, a partir da escuta ativa e sensível das histórias de vida destas mulheres, perceber a relação com o corpo e com a comida e acolher seus principais desafios e construir juntamente com elas novas possibilidades e condutas nutricionais. As atividades acontecem a partir de atendimento individual e de grupos de apoio com aproximadamente 15 mulheres.
Público Alvo: materno infantil exposto a arboviroses dengue e Zika e restaurantes comerciais 
Coordenação: Profa. Glauce Dias da Costa
email: glauce.costa@ufv.br

VigSUS

O grupo de pesquisa Vigilância em Saúde no SUS (VigSUS), idealizado e coordenado pela Prof. Dra. Glauce Dias da Costa, foi criado em 2014, sendo formado por professores, alunos da pós-graduação e graduação do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Visando o estudo do impacto das mudanças do perfil epidemiológico nos sistemas de saúde e na sociedade de forma geral, o grupo tem como atividades de pesquisa o mapeamento da situação da vigilância em saúde em municípios da zona da mata mineira e de Belo Horizonte. Possui projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) como foco na vigilância epidemiológica de Zika vírus em crianças expostas no período gestacional e de gestantes expostas ao vírus da dengue e suas relações com a nutrição. Possui ainda pesquisas e atividades de extensão com a vigilância sanitária no desenvolvimento de novas tecnologias para o gerenciamento do risco sanitário em restaurantes comerciais. O grupo preocupa-se com a divulgação científica, reconhecendo sua responsabilidade social de retorno do conhecimento gerado aos diferentes segmentos da sociedade, incluindo participantes, profissionais de saúde e gestores dos locais de realização das atividades. 
Coordenação: Profa. Glauce Dias da Costa
email: glauce.costa@ufv.br

Pesquisa de Avaliação da Saúde do Escolar (PASE)

O grupo Pesquisa de Avaliação da Saúde do Escolar (PASE) do DNS/UFV está em fase de coleta de dados de um estudo longitudinal com o objetivo de reavaliar o risco cardiometabólico e fatores associados em adolescentes de 16 e 17 anos, na etapa de seguimento (2022/2023) do estudo. Após oito anos de seguimento, esses dados serão comparados com a etapa da linha de base (2015/2016) do estudo que incluiu os mesmos participantes, enquanto crianças de  8 e 9 anos, na época matriculados em todas escolas urbanas (n=24) em Viçosa-MG.
Esse estudo terá duração de 1 ano e meio e já realizou atendimentos para a avaliação das condições de saúde e nutrição de 250 adolescentes de escolas públicas e privadas, de forma individualizada e na presença dos pais. A meta final do estudo é atingir a amostra final de 320 participantes até o fim de 2023. 
Dentre as características analisadas, destacam-se a avaliação do estado nutricional, composição corporal, consumo alimentar, fatores sociodemográficos, condições emocionais, aspectos do sono, saúde óssea e estado nutricional da vitamina D. O risco cardiometabólico será avaliado pela presença de adiposidade corporal excessiva, dislipidemias, inflamação subclínica e estresse oxidativo.
Todo estudo não apresenta custo para os participantes, sendo o projeto financiado pela FAPEMIG, CNPq e CAPES.
Coordenação: Profa. Juliana Farias de Novaes
e-mail: jnovaes@ufv.br


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados